O Poder da Aromaterapia
Quando iniciei o curso de Naturopatia e soube que teria aula de Aromaterapia, confesso que não tinha grande expectativa sobre essa técnica terapêutica. De acordo com meu preconceito, a aromaterapia resumia-se ao uso de cheirinhos gostosos para relaxar. É nisso o que a indústria farmacêutica tem-nos feito acreditar!
No entanto, desde a primeira aula, pude perceber o quanto eu estava errada. A Aromaterapia é uma maneira muito eficaz de tratar doenças físicas e emocionais. Para que você tenha noção do poder dos óleos essenciais utilizados nessa terapêutica, uma gota deles equivale, em média, a 25 xícaras do chá da mesma planta.
Eles são tão poderosos que uma pessoa que tome antiinflamatórios com frequência, não deve fazer uso, sob o risco de sobrecarregar o fígado. Também muitos deles tem restrições para crianças, gestantes e pessoas com determinadas doenças.
Os óleos essenciais são remédios superpotentes, verdadeiras dádivas da natureza para o reestabelecibento da nossa saúde. E, ao contrário das substâncias sintéticas, tem uma ampla atuação. Para que você tenha uma noção, o óleo essencial de uma única planta possuim entre 200 e 250 agentes químicos, podendo atuar na resolução de diversos transtornos ao mesmo tempo.
A Lavanda, por exemplo, muito conhecida por suas propriedades ansiolíticas, atua como potente cicatrizante em queimaduras, diminui o prurido após picadas de inseto, é repelente, trata enxaqueca, cistite e diminui a pressão arterial. E tudo isso sem efeitos colaterais!
Durante o curso, iniciei os testes em minha família e os resultados foram impressionantes.
Meu filho Gael, por ser um bebê não pode utilizar muitas variedades de óleos. Então, utilizamos principalmente a Lavanda. E toda vez que ele leva uma picada, um arranhão de nossos animais ou sofre algum machucadinho na pele, a cicatrização é impressionantemente mais rápida após a aplicação do óleo.
Minha mãe, por sua vez, tem se beneficiado com o uso do óleo essencial de Gerânio. Ele ameniza os sintomas da menopausa, acaba com cólicas e dor de cabeça de fundo hormonal.
Meu pai, tem utilizado o óleo essencial de Canela para tratar de seus pés diabéticos. Confesso que fiquei extremamente surpresa ao verificar a melhora de seus pés com apenas uma semana de uso do preparado que fiz com este óleo essencial.
Em mim mesma, tenho percebido efeitos impressionantes com o uso de cosméticos aromaterapêuticos. Tenho sentido melhora na acne, na alergia que tenho nas mãos, etc. Num post futuro, passarei algumas dessas receitas desses cosméticos. Também tenho utilizado gotas de óleo essencial de Laranja Doce quando me sinto muito cansada e sem energia.
Minha sugestão é a de que você estude sobre os óleos e comece a aplicá-los em seu cotidiano. Ficará tão surpreso quanto nós com sua eficácia. Nas próximas semanas, postarei no facebook imagens com resumos das aplicações dos óleos essenciais mais comuns para te ajudar neste conhecimento inicial.
Caso tenha algum problema crônico ou restrições, sugiro que procure um aromaterapeuta para auxiliá-lo no processo de autocura.
A aromaterapia pode ser associada a massagens e reiki, potencializando seus efeitos sobre a saúde. Se você quiser conhecer o Sítio Flor da Vida e desfrutar dos benefícios da aromaterapia, agende seu atendimento ainda hoje.