contato@poderdanatureza.com.br

A Beleza dos Cosméticos Naturais

A Beleza dos Cosméticos Naturais

Nos últimos anos tem surgido muitas marcas de cosmético com ofertas de produtos naturais e orgânicos. Também em feiras e mesmo pela internet, muitos artesãos tem produzido cosméticos naturais, boa parte deles veganos, para venda em pequena escala.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual a vantagem de se utilizar cosméticos naturais. Ou ainda, não conhecem os malefícios causados pelos produtos de beleza e higiene pessoal convencionais.

Por isso, vamos começar listando alguns dos componentes presentes nos cosméticos convencionais e uma descrição do que eles podem causar no organismo. Vale ressaltar que muitos desses ingredientes estão presentes até mesmo em cosméticos para bebês. A sugestão é que você verifique os ingredientes no rótulo antes de realizar a compra dos próximos xampus, condicionadores, sabonetes, cremes, maquiagens e demais produtos:

  • Formol ou conservantes liberadores do mesmo (quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína): podem contribuir para o surgimento do câncer de pele quando associados à exposição solar.

  • Ureia: Como essa substância penetra na pele, a Anvisa proíbe a fabricação de hidratantes com mais de 10% de uréia.  Não deve ser utilizado durante a gravidez, pois a substância penetra até mesmo a placenta.

  • Parabenos (paraben, methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben), óleo mineral e outros petrolatos (paraffin oil e mineral oil): Pesquisas apontam os derivados do Petróleo ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como por exemplo o câncer de pulmão, esôfago e estomago, devido a presença de um composto chamado 1,4-dioxano. Além disso, os parabenos tem ação estrogênica, alterando o sistema hormonal.

  • Propilenoglicol (propylene glycol): o uso tópico pode desencadear alergias e irritações. Nos testes em humanos, por ingestão oral,  foram relatados problemas como irritação de pele, erupções cutâneas e danos ao sistema nervoso central.

  • Fragrâncias artificiais (fragrance, aroma e parfum): estão relacionadas à desregulação do sistema reprodutivo, câncer de rim, pulmão e fígado e aumento das chances de desenvolvimento de obesidade e alergias de pele.

  • Alumínio (Aluminium): Estudos relacionam o uso de produtos cosméticos que contenham alumínio com o surgimento de câncer de mama, problemas hormonais e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. O uso tópico faz com que o alumínio penetre na pele e atinja o sistema circulatório, tendo ação sistêmica sobre o organismo.

  • Laurilsulfato de sódio (sodium lauryl sulfate): Essa substância é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos.

  • Triclosan: Utilizados em sabonetes, cremes dentais e desodorantes tem como objetivo o efeito bactericida. Estudos que apontam para o fato de que triclosan propicia a resistência bacteriana, por meio de alteração no seu DNA. por isso, podem provocar resistência a antibióticos. Pertence ao grupo dos fenóis que provocam efeitos danosos à saúde (como a progressiva perda de peso e diarreia), sendo também prejudiciais para pele, olhos e mucosas humanas, tornando-as vulneráveis à absorção de outras substâncias.

  •  Ftalatos (phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP)): Presentes em perfumes, cosméticos e esmaltes. Substância proibida na Europa. Alguns dos efeitos comprovados são o surgimento de câncer de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina, devido à redução do número de espermatozoides.

 

Alternativas naturais

Para não arriscar sua saúde, procure por alternativas naturais que contenham óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, corantes naturais. Há tanto marcas industriais como artesanais que oferecem produtos perfumados, com ótima textura e resultados surpreendentes. 

Além disso, os cosméticos naturais, podem ser multifuncionais, dependendo dos óleos essenciais utilizados. Isso porque, esses óleos agem sistemicamente, tendo resultados até mesmo emocionais. Em próximos posts falarei sobre aromaterapia e passarei algumas receitas destas.

Caso você queira economizar ainda mais, pode utilizar produtos alimentícios que possui em casa como:

  • bicarbonato: misture um copo de água com uma colher de café de bicarbonato. Pode utilizar o líquido como sabonete e xampu. Caso precise de mais hidratação para os cabelos, bata essa mistura no liquidificador junto com meia banana e lave os cabelos logo em seguida.

  • vinagre de maçã: serve como condicionador após lavar os cabelos com bicarbonato. Deixa os cabelos macios e brilhantes. Além disso, o cheiro desaparece após o enxague.

  • óleo de coco: pode ser utilizado como hidratante corporal e óleo para cabelos secos ou crespos. Aplique uma pequena quantia para não ficar com a superfície muito oleosa.

Se você se interessa por cosméticos naturais artesanais, conheça a linha de produtos Poder da Natureza na página do facebook, clicando aqui.

 

 Seguem abaixo algumas fontes para consulta sobre os dados apresentados ao longo deste texto:

http://www.freedom.inf.br/revista/HC83/cosmeticos_83.asp

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1989-desodorantes-componentes-efeitos-antitranspirante-antiperspirante-melhor-saude-pele-risco-alternativas.html

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2234-o-que-e-lauril-eter-sulfato-de-sodio-onde-esta-presente-xampu-pasta-de-dente-sabonete-liquido-banho-condicionadores-limpeza-facial-funcao-emulsificante-detergente-espumogena-solubilizante-efeitos-na-saude-alergias-alternativas-prevencao.html

https://www.researchgate.net/publication/11031187_Biological_activity_and_environmental_impact_of_anionic_surfactants

https://www.fda.gov/ohrms/dockets/dockets/75n0183h/75n-0183h-sup0013-08-Attachment-01-vol202.pdf

Tags: , , ,

Um comentário

  1. Seu artigo é realmente impressionante! Apresenta um
    conteúdo valioso. Parabéns pelo trabalho extraordinário!
    Nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *