5 Dicas para Detox que vão além da alimentação
Quando falamos sobre detox, normalmente pensamos em uma alimentação leve e natural como única forma de purificar o organismo. No entanto, existem outros hábitos desintoxicantes que juntos com a alimentação, potencializam a eliminação de toxinas do organismo.
Essas práticas podem ser utilizadas em conjunto após finais de semana, feriados prolongados ou outro período de abusos ou mesmo após uso prolongados de medicamentos.
Confira nossas dicas que ajudarão a limpar seu organismo, preparando-o para a renovação física e mental.
1 – Escovação de pele
A pele é um dos principais canais de excreção do corpo, eliminando quase meio quilo de substâncias tóxicas por dia em forma de transpiração ou pele morta. A escovação da pele, com exceção do rosto, deve ser feita diariamente antes do banho matinal para ativar a linfa. Para isso, utiliza-se uma escova de cerdas naturais e cabo longo em movimentos circulares por dois ou três minutos. Os movimentos devem partir dos pés e mãos em direção ao coração. No início são eliminados cristais de ácido úrico e outros produtos residuais secos que normalmente são eliminados pela transpiração.
2- Tratamento quente-frio
Prática milenar, a alternância de temperaturas tem por finalidade revigorar e auxiliar na purificação do organismo. Isso ocorre devido ao estímulo à circulação sanguínea e linfática, melhorando a eliminação de toxinas. Para isso, fique no chuveiro durante 5 minutos sob a água quente. Quando estiver bem relaxado, passe o chuveiro para o frio e permaneça por um minuto. Na sequência, mude para a temperatura quente por mais um minuto. Faça isso sete vezes, terminando com água fria.
3- Escalda-pés
Essa é uma prática para ser usada em momentos específicos, quando você sente que o corpo está muito intoxicado, por alguns dias, até que os sintomas desapareçam. É aconselhável fazer o escalda-pés antes de dormir, fechando portas e janelas para evitar correntes de ar. Também recomendá-se a ingestão de um copo de água morna ou chá antes de começar. Encha um balde ou bacia com água quente em quantidade suficiente para cobrir os pés e tornozelos; dissolva 3 colheres de sulfato de magnésio (sal amargo); coloque os pés, mantendo as pernas cobertas e uma manta ou agasalho nas costas. Ao final lave os pés com água pura e fria, secar os pés e ir dormir. Durante o processo, é bom manter uma compressa de água fria na cabeça, para direcionar o sangue para outras partes do organismo.
4- Exercícios respiratórios
Uma respiração consciente é terapêutica e essencial para uma vida saudável. Cada vez que expiramos, expelimos resíduos e toxinas gasosas. O sistema respiratório também está profundamente relacionado a nossas emoções, sendo o reflexo de nossa calma ou agitação. Então, segue um exercício simples: tampe a narina direita; inspire lenta e profundamente pela narina esquerda; expire pelas duas narinas, mantendo a boca fechada. Inverta, tampando a narina esquerda; inspire pela narina direita e solte o ar por ambas narinas. Repita a alternância por alguns minutos. Esse exercício pode ser feito ao despertar e na hora de dormir, mantendo horários regulares.
5 – Guiberish
Trata-se de uma meditação ativa praticada na Índia e bastante difundida no Ocidente pelo Osho. Nela, você pode se movimentar pelo espaço em que estiver, com os olhos fechados, pode sentar ou deitar, conforme sua vontade. Em seguida, comece a fazer sons sem nexo, como se estivesse se comunicando em um dialeto inventado, sem utilizar palavras de idiomas que você conheça. A ideia é enlouquecer a mente, que está acostumada a padrões lógicos e linguísticos. Permaneça assim por 10 minutos, até sentir que colocou toda a energia estagnada para fora. Com a prática, você perceberá sua comunicação mais clara e assertiva.
Para mais informações sobre essas e outras práticas de desintoxicação, sugiro o livro Alimentação Desintoxicante de Conceição Trucom.
Experimente, divirta-se, renove-se e compartilhe suas experiências com a gente.