contato@poderdanatureza.com.br

O Poder do Suco Verde

O Poder do Suco Verde

Já há alguns anos o Suco Verde ou Leite da Terra desperta interesse, curiosidade e certa polêmica. Muitas pessoas já ouviram falar sobre ele, mas ainda não experimentaram os benefícios dessa maravilhosa bebida. Em sua combinação atua como um potente complexo vitamínico, fortacendo o sistema imunológico, atuando como probiótico e nutracêutico.

Além disso, o suco verde é rico em enzimas ativas e agentes alcalinizantes do organismo.  Sendo assim, possui efeitos gastrointestinais visíveis, reparando mucosas e diminuindo a acidez gástrica. Sobre esses efeitos posso relatar minha experiência de melhora na gastrite. Logo na primeira vez em que tomei o suco verde, tive a sensação de que uma camada protetora se instalava em meu estômago. E sempre que sinto algum desconforto gástrico, ingiro o suco e sinto uma melhora.

Também sobre os efeitos probitóticos, posso relatar que toda minha família sente o intestino funcionar muito bem após a ingestão matinal.  Possuindo efeito desintoxicante quase imediato. Dependendo dos ingredientes utilizados, dos quais destaco o pepino, o efeito desintoxicante diurético é bastante intenso.

Sobre esta bebida, O Dr. Alberto Peribanez Gozalez, principal divulgador dos benefícios da alimentação viva no Brasil,  em seu livro Lugar de médico é na cozinha afirma:

O leite da terra é o eixo central da culinária viva, com características sinérgicas, probióticas, nutracêuticas, fitoterápicas e nutricionais. Um copo de 300ml supre necessidades calóricas e proteicas por períodos de até 3 horas. Dependendo das sementes, até gorduras são oferecidas. Deve ser bebido em jejum, de forma diária. Na necessidade, por motivo de doença, pode ser alimento único, podendo ser bebído até dez vezes ao dia ou  utilizado como dieta enteral”.

Conforme apontado, o suco verde pode ser utilizado na cura de doenças. Tanto este médico, como o norte-americano Dr. Gabriel Cousens realizam retiros desintoxicante com o uso de alimentação viva, sobretudo do suco verde, e relatam curas de doenças crônicas em curto período de tempo, modificando muitos dos paradigmas da medicina alopática. Mas sobre isso trataremos numa próxima postagem.

A vantagem da ingestão do Suco Verde sobre o uso de substâncias sintéticas ou isoladas é que ao ingeri-lo o organismo está exposto à substâncias naturais, que são fáceis de assimilar, metabolizar e eliminar.  Neste mesmo livro, Dr. Alberto cita um exemplo da superioridade dessa abordagem integrativa no uso do betacaroteno:

Diversos estudos comprovaram que alimentos que contêm esse nutracêutico são eficientes na prevenção de algumas formas de câncer. Tentando comprovar se o betacaroteno realmente previne o câncer, o pesquisador escandinavo Hennekens e colaboradores isolaram-no e, após 12 anos de estudos, concluíram que o betacaroteno sozinho não oferece qualquer forma de proteção contra o câncer. No entanto, o que aquele estudo realmente demonstrou é que o betacaroteno isolado dos carotenóides presentes no alimento não previne o câncer.”

Ele explica que a eficácia de certas vitaminas e minerais é dependente do sinergismo de todos os ingredientes presentes no alimento in natura. Para potencializar tais efeitos, os vegetais utilizados no suco verde devem ser crus e  exclusivamente orgânicos.

A receita dada por ele e originária da Oficina da Semente é:

1 pepino ou abobrinha ou chuchu

1 beterraba pequena ou inhame ou pedaço de abóbora

1 cenoura

1 maça tipo fuji

3 folhas ou mais de couve, chicória, agrião, alface, repolho, acelga, etc.

1 ou mais tipos de semente germinada: trigo, girassol, aveia, gergelim, linhaça

1 ou mais tipos de castanha hidratadas: nozes, amêndoa, castanha-do-pará

hortelã ou gengibre para temperar

Os ingeredientes devem ser batidos no liquidificador sem adição de água e posteriormente peneirados. Pode-se ainda adicionar no copo um fio de azeite extravirgem para absorção das vitaminas lipossolúveis. 

Dr. Gabriel Cousens, no livro A cura do diabetes pela alimentação viva, descreve detalhadamente os benefícios da ingestão diária do suco verde em jejum. Seriam eles:

  • purificação: auxilia nos órgãos de excreção, fazendo com que as substâncias residuais de todas as partes do corpo (linfa, pele, fígado, rins e intestino) sejam eliminadas no tempo adequado. Assim, as toxinas deixam de ser acumuladas, evitando crises que se manifestam através de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, erupções na pele, desequilíbrio emocional e febre.

  • retabelecimento: nosso corpo leva de um a sete anos para repor tecidos e células. Sendo assim, temos a oportunidade de transformar completamente nossa estrutura física. O jejum de suco verde feito com vegetais verdes de duas a quatro vezes ao ano propicia o restabelecimento do organismo.

  • reidratação: o corpo humano possui grande quantidade de água. Num bebê cerca de 80% do peso corporal, em um adulto chega a 50% o total de água. A água tem função antioxidadente e solvente, possui também conteúdo elétrico e mineral que ajuda na regulação de todos as funções do corpo. Quando não nos hidratamos a contento, as toxinas atrapalham a transmissão das informações celulares, geram acúmulo de acidez extracelular, levando à privação de oxigênio e danos ao DNA que aceleram o envelhecimento. Dores nas articulações, dores ciáticas, de cabeça, constipação, lentidão no metabolismo, fadiga e problemas de memória podem ser amenizados ou até mesmo eliminados com a devida hidratação.

  • alcalinização: a acidez gera doença, enquanto a alcalinidade gera saúde. Nossa vida e nossa saúde dependem da capacidade do corpo de manter o equilíbrio do pH do sangue em aproximadamente 7,46. Com esse pH levemente alcalino, os processos químicos funcionam melhor e todos os produtos residuais são eliminados rapidamente. Se as toxinas não são devidamente eliminadas, são acumuladas nas articulações, causando artrite ou gota, ou tentam sair através da pele, gerando acne, feridas e furúnculos. Essa acidez pode contribuir ainda para a manifestação de hemorróidas, câncer, problemas hepáticos e renais, cálculos na vesícula biliar, impotência, pressão alta, doenças cardíacas, AVC, asma e alergias.  Os alimentos que mais acidificam o sangue são os de origem animal, refrigerantes, bebidas alcóolicas, além de medicamentos e estresse.

Como vimos, muitas doenças podem ser minimizadas e até mesmo eliminadas de nossas vidas com um simples autocuidado diário. Caso você ache muito estranho o sabor da receita acima apresentada, comece experimentando alternativas mais palatáveis, como num dos exemplo abixo:

  • couve com banana, limão;

  • couve com cenoura e laranja;

  • espinafre com banana, limão e erva cidreira;

  • espinafre com abacaxi e hortelã;

  • couve com beterraba e manga.

Depois de verificar o aumento na disposição e as melhorias no corpo, você pode aos poucos agregando ingredientes, ampliando o paladar e potencializando os efeitos do suco verde em sua vida.

Então, experimente, crie suas próprias receitas e compartilhe.

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *