contato@poderdanatureza.com.br

O que é Naturopatia?

O que é Naturopatia?

Naturopatia, também chamada Medicina Natural, consiste num conjunto de práticas terapêuticas que tem por objetivo manter e reestabelecer a saúde, utilizando-se de recursos naturais que promovam a autocura.

A naturopatia engloba ainda orientações nutricionais e de estilo de vida, incluindo atividades físicas, respiração e meditação.

Consiste numa abordagem holística – enxerga o ser humano como um todo, abrangendo físico, emocional, psíquico e social – , energética e natural do ser humano, através de métodos de diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios.

Dentre as terapias, utilizam-se métodos baseados tanto nas filosofias ocidentais quanto orientais. Algumas das terapias naturais são:

  • fitoterapia: uso de plantas medicinais para cura e manutenção da saúde. O consumo é feito normalmente em chás, extratos ou tinturas.

  • florais: são extratos líquidos naturais e altamente diluídos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. Os sistemas florais mais conhecidos são Florais de Bach,  Saint German, Australiano e Californiano. No Brasil foram criados os Florais de Minas e Ararêtama da Mata Atlântica.

  • homeopatia: método terapêutico que consiste em utilizar sob uma forma diluída uma substância que, em doses elevadas, é capaz de produzir num indivíduo sadio sinais e sintomas semelhantes aos da doença que se pretende combater.

  • aromaterapia: sistema de cura baseado no uso de óleos essenciais de plantas aromáticas. Além da inalação do aroma, na aromaterapia os óleos essenciais entram em contato com o corpo por meio de massagem, imersão, banho de assento, escalda pés, bochecho. Em alguns países é utilizada a ingestão dos óleos essenciais.

  • reiki: tem por base a canalização da energia vital universal Ki. Quando essa energia entra em contato com a pessoa tratada, por meio da imposição de mãos, restabelece-se gradualemnte o equilíbrio natural – espiritual,  emocional e físico.

  • geoterapia: utiliza argila, pedras e cristais para reestabelecer o equilíbrio do ser. A argila, por exemplo, tem alto poder desintoxicante, nutritivo e regenerador. É muitas vezes associada ao uso de óleos essenciais.

  • hidroterapia: consiste uso da água sob formas diversas (banhos, duchas, compressas úmidas etc.) com fins terapêuticos. Também emprega-se a ingestão de água na quantidade e com as propriedades fisicoquímicas necessárias.

É importante ressaltar ainda que a naturopatia age também na preservação da saúde. E no caso de doenças já instaladas, a terapêutica visa encerrar suas causas e não apenas encobrir ou suprimir sintomas.

Para aqueles que possuem algum tipo de ressalva ou preconceito quanto aos métodos naturais de tratamentos, vale lembrar que a naturopatia é incentivada pela OMS – Organização Mundial da Saúde -, que reconhece sua eficácia e valor tradicional.

No início de 2017, houve um grande avanço na divulgação da naturopatia no Brasil, tendo o SUS aderido a seus métodos terapêuticos.

Outro fato importante a se levar em conta é que o uso de medicação alopática como forma de tratamento principal ou, para alguns,  exclusiva é bastante recente. Durante a maior parte da história da humanidade foram práticas de conhecimento tradicional baseadas na natureza que mantiveram a saúde e promoveram a cura de nossos antepassados.

Experimente cuidar-se com práticas naturais e verá a transformação em sua vida. Abra-se a novas ideias. Agende um atendimento em Naturopatia ainda hoje!

Tags: ,