4 Benefícios que a Terapia Floral pode trazer para sua Vida
Nos últimos anos, em muitas lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação podemos encontrar frascos prontos de remédios florais. Há florais para diversas finalidades – medo, estresse, desânimo, emergências – e etapas da vida – infância, adolescência, senilidade. Encontramos também várias marcas que comercializam florais prontos para animais.
Mas você sabe o que são florais e a origem dessa forma de tratamento?
Muita gente pensa que florais são medicações extraídas da parte física das flores, como medicações fitoterápicas ou óleos essenciais. Mas, na verdade, florais são uma terapia vibracional – da qual faz parte a homeopatia e a medicina antroposófica, por exemplo.
Os florais são extração da parte energética de determinadas flores e atuam equilibrando a energia dos outros seres nos quais são aplicados, sejam eles humanos, outras espécies animais e até mesmo outras plantas.
Isso significa que os florais não atuam via corpo físico e sim em níveis mais sutis. E como atuam de acordo com nossa ressonância com as flores necessitadas, não há risco no uso de uma essência floral equivocadamente ministrada, sendo totalmente segura sua utilização. Por isso são tão maravilhosos!
A origem
O primeiro sistema floral foi criado pelo médico inglês Dr. Edward Bach (1886-1936) durante a década de 1930.
Dr. Bach atuou anteriormente como alopata bacteriologista, tendo publicado diversos artigos científicos na época. Posteriormente dedicou-se à homeopatia. Mas foi com os florais que descobriu o que vinha procurando ao longo de toda sua vida – um sistema de cura profundo, de simples utilização, sem contraindicações e muito acessível.
Ele acreditava que todos nós viemos a este planeta com um propósito, uma lição de vida. Porém, com o passar do tempo, deixamos com que o cotidiano nos afaste de nossa essência, criando camadas, personalidades, máscaras e necessidades.
Esse afastamento faz com que nos esqueçamos de quem somos. Acabamos vivendo abaixo de nosso potencial e, por consequência, adoecemos. A doença se manifesta primeiro nos planos emocionais e mentais, depois fisicamente.
Dessa forma, seu sistema, composto de 38 essencias florais, atua na reconexão conosco mesmo, tratando estados emocionais e abrindo a porta para o tratamento auxiliar de doenças psicossomáticas.
Vejamos agora alguns dos benefícios que a Terapia Floral pode trazer para você e algumas indicações de essências para cada caso.
1. Autoconhecimento
Ao conhecer cada uma das flores escolhidas pelo Dr. Bach e a personalidade correspondente vamos conhecendo mais de nós mesmos. É muito comum ao lermos a descrição dos 38 remédios, acharmos que necessitamos de todos eles. E, provavelmente, precisamos mesmo em um ou outro momento da vida.
Essa impressão demonstra também o quanto estamos distanciados de nós mesmos, do quanto temos dificuldade em reconhecer quem somos em essência, nossos sentimentos, desejos e objetivos de vida.
Por isso, a tendência é que se comece o tratamento com um número maior de essência e com o passar dos meses, vá se diminuindo até reconhecer o floral condizente com sua lição de vida.
Nesses casos, o auxílio de um terapeuta floral é fundamental para o sucesso do tratamento. Uma visão externa trará clareza sobre suas personalidades, conflitos e possibilidades de resolução.
Muitas pessoas relatam ainda uma enorme aceleração do processo psicoterapêutico com o auxílio das essências florais.
2. Tratamento de medos e fobias
Os florais são bastante utilizados para o tratamento de medos, sejam eles fobias de longa data ou pânico momentâneo. Eles nos trazem serenidade, coragem, fé, autoconfiança e força para superar tais momentos.
-
Mimulus (Mimulus guttatus)
Trata medos concretos do dia a dia. Medo de falar em público, medo de uma prova, medo de animais, escuro, altura e situações específicas. Serve para pessoas tímidas que tem dificuldade de expressar os próprios medos, possuindo uma tendência à personalidade fraca.
-
Aspen (Populus Tremula)
Trata medos vagos e desconhecidos, para os quais não há explicação ou motivo aparente. Muitas vezes o medo está relacionado ao sobrenatural ou inconsciente. Serve para sensação de perseguição, presságios, temor do fracasso, da solidão e da morte.
-
Rock Rose (Helianthemum nummularium)
Trata estados agudos de terror e pânico. Quando há uma grande sensação de perigo, tumulto mental e vontade de fugir. A pessoa pode se encontrar nervosa, trêmula, com a respiração ofegante, sentindo-se ameaçada. Pode ser utilizado em choques emocionais, notícias de acidentes e perdas.
3. Aceitação e autoestima
Ao se conhecer melhor, a pessoa passa a reconhecer seus potenciais e habilidades, o que faz com que a autoestima melhore. Também a aceitação do corpo pode ser trabalhada, bem como a de acontecimentos passados.
-
Larch (Larix decídua)
Para pessoas com baixa confiança em si próprias, que se sentem menos competentes que os outros. Costumam assumir que falharão nas tarefas dadas, mesmo sem nem ter tentado antes. Para aqueles que não se arriscam nem se esforçam o suficiente para tentar prosperar.
-
Pine (Pinus Sylvestris)
Esse floral trata da culpa e do arrependimento, fazendo com que aceitemos as situações vividas, retirando um imenso peso emocional e trazendo paz interior. Segundo as palavras do Dr. Bach é um remédio “para aqueles que se culpam. Mesmo quando têm êxito, eles acham que poderiam ter feito melhor (…) sofrem muito com as falhas que atribuem a si próprios.”
4. Melhora nos relacionamentos
Algumas personalidades dificultam os relacionamentos com outras pessoas. Os motivos variam desde a dificuldade de aprofundamento nos sentimentos, ao excesso de ciúme, ou ainda devido a uma tendência ao domínio do outro ou à carência excessiva.
-
Holly (Ilex aquefolium)
Segundo Dr. Bach, este floral serve “para aqueles que, algumas vezes, são atacados por pensamentos tais como ciúme, inveja, vingança e suspeita. Para as diferentes formas de aflições. Interiormente, eles podem sofrer muito quando, na maioria das vezes, não há nenhuma causa real para sua infelicidade.” Muito útil para aqueles que estão sempre vendo o lado negativo dos outros e difamando-os. O floral serve como uma alta dose de amor universal, que minimizará todos esses sentimentos que acabam fazendo um grande mal para aquele que sente e para as pessoas com as quais convive.
-
Chicory (Chochorium inibus)
Para pessoas que adoram exibir seu excesso de carinho e de preocupação por seus familiares e amigos. Mas todo esse aparente amor, costuma vir junto com uma cobrança de atenção e tentativa de manipulação dos entes queridos, pois o objetivo é fazer com eles permaneçam dependentes de si. O floral ajuda a pessoa a oferecer amor sem esperar nada em troca, ajuda a enxergar um limite entre você e o outro, diminuindo a possessividade característica.
-
Water Violet (Hottonia palustris)
Para pessoas que tendem ao isolamento social, que tem dificuldade em aprofundar relações, criando uma barreira que afasta o outros de seus sentimentos. O floral ajuda a pessoa a sair da solidão e conseguir criar laços mais íntimos.
Experimente os florais e compartilhe conosco os resultados obtidos. No próximo post falaremos de outros benefícios da Terapia Floral. Não perca!
Se você tem interesse em obter esses e outros os benefícios das essências florais para sua vida, agende sua Terapia Floral aqui. Realizo consultas presenciais nas cidades de São Paulo e Juquitiba/SP e também consultas online para todo o Brasil.