5 Óleos essenciais que dão uma força no fim do ano
Estamos quase em dezembro e boa parte das pessoas encontram-se cansadas e desmotivadas nessa fase do ano. Outra parte está estressada, à beira de um ataque de nervos (risos).
São muitos os compromissos além da rotina já exaustiva a que a maior parte das pessoas está submetida. Os compromissos vão das comemorações no trabalho, na escola, na família aos preparativos para Natal, Ano Novo e férias, fora as contas pra pagar, doenças e problemas cotidianos.
De repente, o que era para ser festa e sossego se transforma em um punhado de obrigações que gastam mais do tempo e da energia que nos restam.
Além disso, chegar em dezembro significa olhar para o ano transcorrido e lidar com as frustrações dos planos feitos e não cumpridos, das metas não atingidas e criar ânimo para tentar tudo de novo em janeiro.
Pensando nisso tudo, resolvi escrever esse post para ajudar você a renovar as energias e chegar a 2018 um pouco mais saudável e com maior vitalidade. A dica dessa vez vem da aromaterapia, uma das minhas terapias naturais favoritas, pelos resultados impressionantes, rápidos e transformadores.
Escolhi 5 óleos essenciais fáceis de encontrar, que possuem aroma agradável e que podem ser sua introdução ao maravilhoso mundo dos aromas. Lembrando que óleo essencial é diferente de essência, deve ser 100% puro e natural.
Por ser altamente concentrado, a recomendação é que se faça a inalação de uma gota diária no colar difusor (ou pingar diretamente na gola da camisa). Através do olfato, o óleo essencial penetra diretamente no cérebro, tendo efeito sobre nossas emoções.
1. Alecrim (Rosmarinus oficcinalis)
Este óleo promove motivação, vitalidade e energia. Faz a gente levantar da cama, mesmo quando acha que não vai conseguir devido à estafa. Estimula a mente, concentração e memória. É considerado o óleo dos estudantes, por facilitar o aprendizado. Só não deve ser utilizado por hipertensos.
2. Laranja doce (Citrus aurantium)
Para aqueles que estão tensos, ansiosos e tristes. Devolve a alegria da criança interior. Promove espontaneidade, ânimo e motivação. Trabalha a criatividade, a coragem e elimina preocupações. Esse óleo ajuda a levar a vida com mais leveza, aproveitando cada minuto.
3. Lavanda (Lavandula officinalis)
Óleo do equilíbrio emocional. Indicado para casos de insônia, impaciência, preocupação, medos e estados de choque. Proporciona leveza, acalma estados conturbados e choques emocionais. Para pessoas esgotadas física e mentalmente. Promove profundo relaxamento, trazendo sensação de liberdade e paz com a vida.
4. Cipreste (Cupressus semprevirens)
Óleo essencial da flexibilidade. Para diminuir o apego ao supérfluo, focando seu interior e no que verdadeiramente importa. Facilita a introspecção, estudo e concentração. Ajuda a superar os sentimentos de luto e perda, muitas vezes recorrentes nesse período de festas. Estimula mudanças e movimento.
5. Bergamota (Citrus Bergamia)
Dissolve a autocrítica e pessimismo, tornando a vida mais leve. Harmoniza pensamentos estressantes, trazendo clareza, harmonia e tranquilidade. Óleo do empoderamento pessoal. Ajuda a equilibrar o apetite e evitar as extravagâncias no fim do ano.
Precisando de uma ajuda personalizada, agende uma consulta em naturopatia aqui. Abra-se para uma transformação profunda, rumo a uma vida mais saudável e plena.
Para mais informações sobre os óleos essenciais, leia os posts anteriores: