contato@poderdanatureza.com.br

10 Dicas para uma vida mais natural e saudável

10 Dicas para uma vida mais natural e saudável

Você está disposto a uma vida mais natural e saudável?

Fiz uma lista de dicas simples para ajudar você no início dessa mudança. Ao invés de pensar e medir as dificuldades, aja. Ao entrar em ação, você verá que a implementação de uma vida diferente é mais simples do que o imaginado. Então, vamos lá.

 

1 – Alimentos frescos

Troque alimentos industrializados por alimentos frescos. Busque alimentar-se

ao máximo com alimentos que não tenham sido processados. Isso garante uma ingestão absolutamente maior de nutrientes. Tente inserir em sua dieta pelos menos 50% de alimentos crus. Vale suco, salada, frutas, grãos germinados, castanhas hidratadas e o que mais a imaginação encontrar. Sempre que possível, escolha orgânicos. Seu corpo não merece o envenenamento diário dos agrotóxicos.

2 – Movimente-se

Nosso corpo foi feito para o movimento. Devemos honrá-lo andando, pulando, alongando. Fosse ele feito somente para ficar estático não teríamos tantos músculos e articulações. A vida sedentária tem encurtado nossos músculos, gerando dor e desconforto. Não fomos feitos para passar o dia inteiro sentados. Mesmo que você trabalhe nessa posição, procure alongar-se a cada hora. Deixe o carro em casa um vez na semana. Leve o cachorro para passear duas vezes ao dia.

 

3 – Respire profundamente

A respiração tem impacto profundo sobre nosso estado de espírito. Experimente respirar calma e profundamente em momentos de tensão e ansiedade. Você logo perceberá que o cérebro não consegue manter as duas coisas ao mesmo tempo. Como sugestão, comece com a respiração 3-1-3 (inspiração em 3 tempos, 1 tempo segurando o ar e expiração em 3 tempos).

4 – Exponha-se ao Sol

Embora vivamos em um país tropical, com ampla incidência solar, grande parte da população apresenta deficit de vitamina D. Nossa rotina artificial muitas vezes nos faz esquecer de necessidades básicas como a exposição ao Sol. Mesmo que seja somente aos finais de semana, procure tomar uma hora de Sol com pelo menos 50% do corpo descoberto. Perceberá de imediato uma melhora no estado de humor. A longo prazo a vitamina D absorvida ajudará a manter os ossos saudáveis e resistentes.

5 – Opte por terapias naturais

Boa parte das doenças podem ser prevenidas ou tratadas com métodos naturais. O excesso de remédios alopáticos causa uma intoxicação no organismo, gerando ainda mais doenças, comprometendo fígado e rins. Experimente tratar-se com acupuntura, homeopatia, aromaterapia, fitoterapia e demais terapias naturais. Logo verá o quanto esses métodos são eficientes e sem os frequentes efeitos colaterais.

6 – Beleza natural

Troque cosméticos industrializados por produtos artesanais naturais. Atualmente está mais fácil encontrar cosméticos feitos com argilas, óleos essenciais, manteigas vegetais e outros tantos materiais deliciosos que não agridem nossa saúde.  Você pode encontrá-los na internet, em feiras ou lojas especializadas. Os cosméticos industrializados possuem uma variedade de componentes tóxicos e até mesmo cancerígenos.

7 – Reduza o consumo

Troque objetos de consumo por autocuidado, passeios ao ar livre e viagens. Logo verá que mais uma peça no armário ou o novo modelo de celular não fazem a menor diferença na sua qualidade de vida. Já cuidar de si próprio, conhecer novas pessoas e lugares fazem toda a diferença para nosso bem estar. Então, reutilize, recicle e pratique o consumo consciente.

8 – Evite radiação desnecessária

Prefira esquentar a comida no fogão convencional ao microondas. As microondas modificam as moléculas dos alimentos e isso pode inclusive aumentar a incidência de cânceres. Procure também desligar celulares, computadores e roteadores enquanto dorme. Há experiências feitas com plantas que murcharam rapidamente quando expostas ao roteador de sinal. Você acredita mesmo que os eletrônicos são inofencivos a nossa saúde?

9 – Cultive o silêncio

O excesso de estímulos impede nosso autodesenvolvimento. Para aumentar a criatividade, desenvolver habilidades e ampliar a consciência é preciso silenciar a mente. Para facilitar o processo, nada como o silêncio externo! Evite distrações constantes. Desligue o máximo dos ruídos ao seu redor por pelo menos uma hora diária. Quando menos perceber, estará meditando.

10 – Contemple a beleza

A criação é bela. Observe os pássaros, as árvores, flores, o sorriso de uma criança, as marcas da vida no rosto de um idoso, o cachorro balançando as orelhas ao correr, a água escorrendo transparente, uma obra de arte no museu. Ouça com toda presença a peça executada por uma orquestra. Sinta o cheiro da comida recém preparada, o perfume da pessoa querida, o aroma das ervas frescas.

 

Experimente essas mudanças em sua vida e depois me conte como foi a experiência nos comentários.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *